Endereço: Praça. João XXIII n° 613 / 1° Andar Sl. 101/ Paulista Centro-PE (prédio onde funciona a CDL)/ Cep 53401-370 - Email: sindacspa.pe@gmail.com / Horário de atendimento: Segunda a Sexta Feira das 08-12:00 hs

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

NOTA DO SINDACSPA-PE QUANTO A MATÉRIA POLÊMICA EM RONDONOPOLIS - MT

Aos Agentes de Saúde do Paulista a matéria divulgada pela Gazeta MT, que tem causado bastante polêmica entre os Agentes Comunitários, de Endemias e, até mesmo, entre os gestores.
A tal história da demissão em massa, pode existir por exceção, quanto aos ACS que encontram-se trabalhando nas prefeituras, em situação irregular, ou seja, sem ter ingressado com processo seletivo público, de acordo com o que dispõe a Emenda Constitucional nº 51 de 14 de fevereiro de 2006
No Município do Paulista, os ACE e ACS foram efetivados, com amparo da EC nº 51/2006, Lei Federal nº11.350/2006, cujo o último processo seletivo foi no ano de 2005 com efetivação de todos ACS em 2008.
Assim, os Agentes atingidos, seriam aqueles que ingressaram nas prefeituras após 14 de fevereiro de 2006, sem concurso público/ seleção simplificada. 

Sobre a nota emitida pelo  TCU, em síntese, ele informou que “As medidas adotadas pela gestora, na matéria indicada, não têm relação com decisão do TCU. Após verificação destes questionamentos descobriu-se que o ato que embasou a tomada de decisão da gestora foi emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso. 

A gestora a que o TCU se referia é a secretária de Saúde do município de Rondonópolis/MT, Marildes Ferreira, que informou o desligamento de 176 agentes comunitários e 106 agentes de combate às endemias, a partir do dia 18 de setembro.
   
O caso não tem relação com o Tribunal de Contas da União e que não haverá demissões em massa, como a Gazeta MT havia divulgado.  Agora  está se aguardando um posicionamento da  Prefeitura Municipal de Rondonópolis/MT e da Gazeta MT, para tentar identificar de onde partiu o erro.   

O editor-chefe do Gazeta MT, sr. Eduardo Ramos, até o momento não se posicionou, em face dos questionamentos da MNAS. Aguardamos para que ele aproveite a oportunidade para zelar pela confiabilidade de seu trabalho.

Fonte MNAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário